Tanto para o cão como para o gato, medimos no pescoço e tórax, o ponto de maior circunferência ( logo após as patas dianteiras), mesmo no pescoço meça o ponto maior (logo acima do ombrinho). O comprimento do dorso é medido à partir do final pescoço (mais específicamente na nuca) até 1 centímetro do começo da cauda.

Procure deixar a fita métrica relaxada sobre as áreas, não apertando nem soltando em excesso. Se o seu pet possui pelo longo, faça o mesmo, sobreponha a fita sem apertar muito, deixe levemente solto, pois o pelo também cria volume, o que aumenta a medida. 

Não é indicado que as medidas sobrem muito, pois devido a ergonomia animal que é diferente da humana, o ponto de apoio que são as costas, fará com que o peso todo caia para o peito, ocorrendo o esgaçamento da malha. Por isso escolha as medidas próximas da tabela.

IMPORTANTE!

Ordem de importância das medidas caso elas não se encaixem totalmente:

1º Peito - A primeira medida que deve ser encaixada.

2º Pescoço -  A medida deve ser dentro da medida da peça. Se o peito estiver no MÁXIMO da medida, não faz mal se o pescoço for menor, pois o peito segurará a malha.

3º Comprimento -  NÃO opte primeiro pelo comprimento, o mesmo NÃO deve ser maior que a medida tirada. Seu pet não sentirá frio por 5-10 cm a menos, pois as roupas são bem quentinhas. Comprimento maior pode danificar o produto.

 

Se não possui uma fita específica de medição, pode utilizar qualquer objeto totalmente maleável, como um cordão, uma fita ou até um cadarço, por exemplo. Marque a medição que obteve com o objeto e sobreponha numa régua. Se necessário repita a medição para ter certeza dos números.

Em cada produto há uma tabela de medidas para você comparar com as do seu pet, além de uma tabela de tamanhos por raça neste link

Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato. :)